segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dubai – local do maior edifício do mundo, e das ilhas artificiais em forma de palmeira

   Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma confederação de estados de grande autonomia, chamados emirados, situada no sudeste da Península Arábica, no Sudoeste Asiático, no Golfo Pérsico. Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital e segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi. A cidade também é o centro de atividades políticas, industriais e culturais.

noite de Dubai (6)

Dubai

 

   Dubai é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos com, aproximadamente, 2.262.000 habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) de Dubai em 2005 foi de US$ 37 bilhões. Embora a economia de Dubai tenha sido construída por meio da indústria do petróleo, as receitas do petróleo e do gás natural representam atualmente menos de 6% das receitas do emirado. Estima-se que Dubai produz 240.000 barris de petróleo por dia, e quantidades substanciais de gás em campos. O emirado possui 2% das reservas de gás dos EAU. As reservas de petróleo de Dubai diminuíram significativamente, e estima-se que se esgotarão em 20 anos. Os setores Imobiliário e de Construção (22,6%), Comércio (16%), entreposto (15%) e de serviços financeiros (11%) são os maiores contribuintes para a economia de Dubai. O turismo também é muito importante, e Dubai apresenta alguns dos hotéis mais luxuosos do mundo (ver mais abaixo).

Palm Islands

Palm Islands – ilhas artificiais de Dubai

 

   As Palm Islands são ilhas artificiais em Dubai, sobre as quais grandes obras de infra-estrutura comercial e residencial estão sendo construídas. Nestas ilhas está o maior projeto de saneamento e o maior aglomerado de ilhas artificiais do mundo. Elas estão sendo construídas pela Nakheel Properties, uma incorporadora de imóveis nos Emirados Árabes Unidos, que contratou o empreiteiro holandês Van Oord para dragagem marinha, um dos maiores especialistas do mundo na recuperação de terras. As ilhas são a Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e a Palm Deira. As ilhas foram idealizadas pelo Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, com o intuito de aumentar o turismo em Dubai.

 

Palm-Islands

Palm-Islands-Dubai

Palm Islands Dubai

 

   Dubai também é a cidade do Burj Khalifa Bin Zayid, anteriormente conhecido como Burj Dubai. É a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo homem, com 828 metros de altura. Sua construção começou em 21 de Setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizado devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, depois que este emprestou US$ 10 bilhões para evitar que Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.

Burj Khalifa

Burj-Khalifa

Burj Khalifa 2

Burj-Khalifa-Dubai-noite

 

   A imagem abaixo mostra uma comparação das maiores estruturas construídas pelo homem:

maiores estruturas  construídas pelo homem

 

   As fotos abaixo mostram o Burj Khalifa visto de dentro:

Burj Khalifa dentro (1)

Burj Khalifa dentro (2)

Burj Khalifa dentro (3)

Burj Khalifa dentro (4)

Burj Khalifa dentro (5)

Burj Khalifa dentro (6)

Burj Khalifa dentro (7)

Burj Khalifa dentro (8)

Burj Khalifa dentro (9)

Burj Khalifa dentro (10)

Burj Khalifa dentro (11)

Burj Khalifa dentro (12)

Burj Khalifa dentro (13)

Burj Khalifa dentro (14)

Burj Khalifa dentro (15)

Burj Khalifa dentro (16)

Burj Khalifa dentro

Burj Khalifa dentro 17

Burj Khalifa dentro 18

   Abaixo são imagens do edifício em construção:

Burj Khalifa construção

Burj Khalifa construção 2

Burj Khalifa construção 3

Burj Khalifa construção 4

Burj Khalifa em construção

 

   As fotos abaixo são vistas noturnas de Dubai, tiradas do Burj Khalifa:

noite de Dubai

noite de Dubai (1)

noite de Dubai (2)

noite de Dubai (3)

noite de Dubai (4)

noite de Dubai (5)

noite de Dubai (7)

noite de Dubai (8)

noite de Dubai (9)

noite de Dubai (10)

noite de Dubai (11)

noite de Dubai (12)

 

   Outro importante e luxuoso edifício de Dubai é o Burj Al Arab. É um luxuoso hotel operado pelo Jumeirah Group, e foi construído por Said Khalil. Ele foi projetado por Tom Wright da WS Atkins PLC. Com 321 metros foi a mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel. A Rose Tower, também de Dubai, já superou a altura do Burj Al Arab, e tirou este título após a sua abertura, em abril de 2008. O Burj Al Arab foi construído sobre uma ilha artificial de 280 metros fora da praia de Jumeirah, que está conectada com a ilha principal por uma ponte curvada particular. É uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco.

Burj Al Arab

Burj Al Arab

 

Burj Al Arab de noite

Burj Al Arab

 

Burj Al Arab dentro

Interior do Burj Al Arab

 

Rose Tower

Rose Tower

Fontes: Wikipédia em Burj Khalifa, Emirados Árabes Unidos, Dubai, Burj Al Arab e Palm Islands; Acid Cow; Site Oficial do Burj Khalifa

Compartilhar/Favoritos Related Posts with Thumbnails

Comente!