sexta-feira, 24 de junho de 2011

Por que os mosquitos hematófagos não transmitem AIDS?

   Essa é uma dúvida freqüente. Por que o mosquito da dengue, por exemplo, transmite dengue e febre amarela, e não transmite AIDS (ou SIDA)?

mosquito da dengue

   A resposta é simples: mosquitos hematófagos sugam o sangue da vítima, e não injetam o sangue de outra pessoa no ato da picada.

   Segundo este texto, da “The Hopkins HIV Report - Julho de 1999”, o mosquito não transmite o HIV. O mosquito pica através da pele para ter acesso ao sangue e sugá-lo, mas ele não injeta sangue de uma outra pessoa na picada. Os mosquitos injetam saliva, que pode conter vírus da dengue ou febre amarela, e é ela que causa a coceira no lugar da picada. O HIV não chega nas glândulas salivares do mosquito, e a quantidade de vírus no mosquito é insuficiente para infectar. Além disso, os mosquitos podem demorar dias entre a picada de um indivíduo até a sua próxima picada. Como o HIV não vive muito tempo fora do organismo do paciente ( e não se reproduz no mosquito), o vírus acaba não sobrevivendo no intervalo de dias entre as picadas.

   Em uma pesquisa realizada em 2010, publicada pela Scielo, 79,9% dos entrevistados (idosos de Anápolis, Goiás) acreditavam que a AIDS era transmitida por picada de mosquito.

   Estudos e explanações do CDC - “Centros para el Control & la Prevencion de Enfermedades” - corroboram com as afirmações acima descritas. Todos os testes que fizeram comprovaram que os mosquitos hematófagos não transmitem AIDS.

 

Fonte: Scielo, Fórum Científico HIV & AIDS, CDC e Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse (foto)

Compartilhar/Favoritos Related Posts with Thumbnails

Comente!